terça-feira, 19 de junho de 2012

Paco & Lola Albariño 2007


Esse é um branco para quem gosta de vinhos de personalidade.


 Mais uma vez tentei a sorte, pois vinhos brancos não são de guarda, mas a safra corrente é a de 2008 então esse vinho não está tão velho assim. 

Esse vinho é produzido pela Sociedade Cooperativa Vitivinícola Arousana SCG que fica na região noroeste da Espanha denominada Rías Baixas ao norte de Portugal que utiliza na mesma região a mesma casta Albariño - Alvarinho para a produção do vinho verde.

Vamos ao vinho!

Na taça é amarelo palha com aromas de frutas cítricas e ácidas em especial a maçã verde que é facilmente perceptível.

Na boca ele mostra uma explosão de mineralidade e acidez que percorre toda a boca preenchendo muito bem e revelando sua fama de juventude. É um vinho marcante e de longa persistência complementando na boca a sensação da maçã verde como se eu tivesse acabado de chupar uma bala com um pouco de giz.

Vinho jovial dedicado ao público jovem com um design interessante e detalhe da rolha com o '&' e as bolinhas combinando, super bacana.

Mais um vinho excepcional que realmente valeu o risco de compra pela metade do preço. Deve ser delicioso com frutos do mar, peixes ou marisco.

Saúde!

3 comentários:

  1. Caríssimo,
    Boa dica. Eu gosto dos Albariños e quando tiver a oportunidade experimentarei este. Mas permita-me discordar de sua afirmativa de que vinho branco não é de guarda. Isso vale (geralmente) para Alvarinhos e outros tantos brancos, como a grande maioria do novo mundo. Mas não vale para grandes Borgonhas, Bordeaux, Tondonias (e outros grandes espanhóis feitos com Viura), Loire (como Dagueneau e Lacoucette), muitos italianos etc. E eu tenho bebido alguns decanos do novo mundo (uruguaios, australianos e chilenos) que não decepcionaram.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio,

      Primeiramente muito obrigado pelo comentário.

      Lendo novamente percebo que errei ao generalizar e não mencionar que a maioria dos vinhos brancos não são de guarda, porém existem os dedicados a essa prática e que conheço apesar de não ter postagem referente.

      Nessa postagem deveria ter salientado além disso uma quantidade maior de informações a respeito dos brancos como esse que tem uma proposta de ser bebidos jovens.

      Ótima anotação e orientação para que eu tenha maior cuidado no que escrevo daqui para frente!

      Grande abraço!

      Raphael Baruki.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...